terça-feira, 17 de agosto de 2010

Você acha que a tecnologia digital pode substituir o livro?



A galera da Imprensa Jovem, do Programa nas Ondas do Rádio, percorreu a Bienal do Livro fazendo esta pergunta e descobriu, ao entrevistar diversos profissionais, que a tecnologia digital atualmente ajuda a disseminar a leitura, por causa do fácil acesso que ela proporciona a textos de vários tipos.

Graças ás inovações tecnológicas, pessoas de todas as idades têm a oportunidade de conhecer novas formas de leitura, como os livros digitais e-books), um dos temas na 21ª Bienal Internacional do Livro!

Muitos estandes apresentaram a novidade. Vários entrevistados acharam que o livro digital é muito mais prático e pode substituir o livro impresso, coisa que a maioria acha que nunca acontecerá.

De acordo com os entrevistados, os livros digitais são ainda muito caros e, por isso, aqueles que não tem condições de comprá-los continuarão sem acesso a essa tecnologia e usando o velho e útil livro impresso.

De qualquer forma, parece que a tecnologia digital se apresenta como parceira perfeita da leitura, trazendo mais possibilidades para que crianças e adolescentes possam ler cada vez mais!

Uma das entrevistadas na Bienal, a escritora e formadora de educadores Kátia Karan, confirma esta impressão, afirmando à nossa equipe de educomunicação que o livro não pode ser substituído por um “e-book”, pois embora seja uma nova alternativa, o livro de papel continua sendo o nosso velho companheiro de todas as horas”.

O fato é que acompanharemos este debate durante um bom tempo, e o mais provável, é que, como sempre acontece, as mudanças ocorram aos poucos, transformando nossos hábitos e a nossa cultura!

Enquanto isso, no estande da Secretaria...

O programa Xadrez Movimento Educativo, também esteve presente na Bienal Internacional do Livro nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, oferecendo ao público, uma simultânia com mestre da Federação Internacional de Xadrez, Adriano Caldeira.

Durante 1 hora, o profissional foi desafiado por jovens visitantes do evento e mostrou toda a sua técnica enquanto fazia movimentos em sete tabuleiros ao mesmo tempo. A galera estava ansiosa para vencer o mestre. Os participantes gostaram da oficina e já estão perguntando a próxima simultânia , que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 20.

Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, o projeto de xadrez começou em 1994 e se transformou em Programa em 2009. Conta hoje com aproximadamente 40.000 participantes entre professores e educadores e já fez vários alunos campeões em torneios municipais.

Trata-se de um dos maiores programas de xadrez do mundo e vem ganhando a simpatia e adesão dom publico escolar. O xadrez ajuda na concentração e aumenta a sinapse durante os estudo.

Matérias produzidas pelos alunos repórteres das Escolas Municipais Prof. Carlos Pasquale, CEU São Carlos, João Augusto Breves, Henrique Felipe da Costa - Henricão.

alunos repórteres: Paloma Reis, Giovanna Dourado, Henrique Guilherme



Nenhum comentário: