sábado, 2 de outubro de 2010

Prêmio Paulo Freire 2010 vai para escola de Parada de Taipas

Câmara entrega prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino

Objetivo é valorizar projetos educacionais criativos e inovadores

RenattodSousa
Prêmio Paulo Freire Projeto “Trabalhando Arte com Amor", da EMEF Raul Pompéia, é o vencedor da 5ª edição
 “Ensinar exige conhecer o ensinamento do aluno.” Com essa frase, Paulo Freire enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para dentro da escola. A ideia é apresentada em A Pedagogia da Autonomia, a última obra do educador publicada em vida, em 1996.  Se apoiando na premissa de respeito e difusão educacional, a Câmara criou o Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal.  O Objetivo é premiar projetos educacionais criativos e inovadores Nesta sexta-feira (23/09) foi realizada a premiação da 5ª edição.

 O vereador Alfredinho (PT) presidiu a solenidade e lembrou o trabalho do educador. “Ele foi uma pessoa importante não só para o Brasil, mas também para o mundo. Era um daqueles indivíduos que existem para fazer algo diferente, que nunca morre, seu trabalho se perpetua”, ressalta o parlamentar. 
O grande vencedor foi a EMEF Raul Pompéia, de Parada de Taipas, com o projeto Trabalhando Arte com Amor. O programa trabalha com a linguagem artística e envolve danças e teatro. Os alunos fazem algumas dessas aulas por opção e nelas são inseridas programação pedagógica. “Eles aprendem de forma lúdica. Desenvolvemos dentro do teatro ou da dança algum tema que esteja em debate na sala de aula. Desta maneira aprendem a matéria e a arte. No final do ano realizamos um espetáculo de tudo que foi aprendido e ensaiado”, explica a coordenadora do programa, Alexandra Ferreira Lima. 
A resolução que instituiu o Prêmio Paulo Freire é de 1998 do então vereador e agora deputado estadual Vicente Cândido (PT) que esteve presente e compôs a mesa solene. Também participaram do evento Lutgarts Freire, filho de Paulo Freire; Regina Célia, representando a secretaria de Educação; e  Carlos Alberto Mendes de Lima, responsável pelo programa Ondas no Rádio.
Os outros premiados foram:
2º Lugar: EMEI Professora Olandya Peres Ribeiro - Educação Ambiental na EMEI Olandya;  Responsável: Professoras Fátima Aparecida de Jesus Teixeira e Wagna Aparecida P. Dias Nalini 
3ºLugar:  CEI Genoveva D'Ascoli - O Brincar em Ação, sob uma nova visão!; Responsável: Professora Gabriela Manzano Geraldini Antonangeli
Menções Honrosas
CEI Vila Salete - Jornal do Saletinho;  CEU EMEI Água Azul - Tecnologia para brincar;  EMEI Cruz e Sousa - Aprender brincando e brincar aprendendo; EMEI Pe. Benno Hubert Stollenwerk – Reler;  EMEI Profª Maria Laura Souza Campos - Descobrindo os sabores do saber através da literatura infantil; EMEF Procópio Ferreira - Gentileza Pratique; EMEI Olga Benário Prestes - Órgãos dos sentidos - Em que sentido? 
Destaques
EMEF Padre Gregório Westrupp - Escola Leitora;  EMEI Dona Alice Feitosa - Crianças e espaços: um diálogo possível; CEI Jardim Souza - Abrindo Caminho.

Fonte : Site da Câmara Municipal de SP

A cobertura jornalistica do evento contou com a participação da equipe Imprensa Jovem da Rádio Graciosa da EMEF Fernando  Gracioso . Fotos

Nenhum comentário: