domingo, 23 de janeiro de 2011

Rene Silva o twitteiro que noticiou a invasão da policia a Comunidade do Alemão RJ fala sobre ações sociais com uso das redes sociais

Durante a Campus Party, no dia 20 de janeiro de 2010, entrevistei Rene Silva Santos, que começou com  o jornalismo aos 11 anos de idade em um projeto escolar educomunicativo da cidade do Rio de Janeiro, semelhante ao programa "Nas ondas do Rádio" da prefeitura de São Paulo.

Hoje com 17 anos é jornalista e criador  do Jornal comunitário "Voz da comunidade".Este ano ele  marcou presença no maior evento tecnológico brasileiro. Ele foi convidado pela Campus Party como palestrante para debater  sobre o papel das novas  tecnologias e da internet no combate à violência. Morador do complexo do Alemão se tornou um agente de mediação entre população daquela  área e a polícia que esta fazendo ocupação contra o tráfico de drogas, que se encontrava constantemente atuante. Dentro deste tema foram desenvolvidas diversas discussões, uma delas foi o acesso de jovens e crianças à internet, que é um caminho que possibilita levar grandes informações, sendo elas positivas ou negativas, defendendo o uso desse meio de comunicação.  Rene Silva afirma que a internet, redes sociais e as diversas mídias são suas principais ferramentas de trabalho em seu jornal no complexo do Alemão (RJ), ele utiliza a rede para levar informações a comunidade e desenvolver projetos comunitários que possam beneficiar a todos.

São citados alguns casos onde crianças de apenas 12 anos de idade fazem mal uso de todas essas novas tecnologias, publicando dados pessoais e imagens íntimas na internet. Quando o assunto é a juventude há uma grande polêmica levantava. No século XXI proibir o acesso é quase impossível, a  única forma de prevenir o mau uso é garantir o acesso ao conhecimento.

Contato com Rene Silva

twitter.com/rene_silva_rj
http://twitter.com/#!/vozdacomunidade

Reportagem Aluna repórter Thais Valenthiny
Participante do Programa Nas Ondas do Rádio
http://tchukitos.blogspot.com/

Nenhum comentário: