quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Imprensa Jovem entrevista pesquisador da Índia Sugata Mitra
Alunos repórteres da EMEF Jairo de Almeida


A equipe de alunos repórteres participaram da coletiva de imprensa com o pesquisador Indiano Sugata Mitra e ficaram encantados com suas histórias e seus experimentos em diversas comunidades carentes no mundo todo. Na Índia, por exemplo, foi colocado um computador em um muro e observou-se que os alunos aprenderam uns com os outros a navegar e a aprender através da Internet (conforme citado nos últimos posts).

Segundo o pesquisador a escola “ensina demais”, mas muitas vezes o que se ensina não é utilizado pelos alunos. Ele acredita que os professores devem fazer boas perguntas para estimular os alunos a buscar as respostas. Disse ainda que há elementos importantes que são aprendidos pelos alunos nesses experimentos que não são medidos pelas provas como auto-confiança, auto-estima e, especialmente, a busca por respostas.

Quando questionado sobre o que levou ele a fazer os experimentos, o pesquisador afirmou que foi da sua observação da realidade. “ É preciso observar o mundo com muita atenção e sensibilidade e partir disso questionar o que pode ser transformado no mundo e propor essa mudanças. Às vezes uma pequena intervenção pode gerar resultados muito significativos”.

Sobre sua experiência na Índia, Sugata disse que não sabia o que iria aconter, mas no fundo esperava algo. Afirmou que muitas pessoas o criticaram e foram pessimistas dizendo que logo o equipamento seria quebrado ou roubado, mas isso não aconteceu. Cada equipamento foi usado por aproximadamente 300 crianças e nunca foi danificado, ao contrário, cuidaram dele.

Nenhum comentário: