segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Paralimpíadas Escolares 2012


O EVENTO TEVE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO INTEGRANTES DO PROJETO IMPRENSA JOVEM EMEF DIAS GOMES DA DIRETORIA REGIONAL DE GUAIANASES

Alunos da Rede Municipal de São Paulo participantes do Projeto Imprensa Jovem, realizaram a cobertura do  maior evento esportivo para atletas com deficiência em fase estudantil. O evento foi  realizado na Escola de Educação Física da Polícia Militar em São Paulo no dia 18/10/2012 com as seguintes modalidades:  Atletismo, natação, futebol 5, futebol 7,Goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado. Estavam presentes participantes de 24 estados e Distrito Federal, abordando diversas deficiências.

Foram entrevistados pelos alunos repórteres da Emef Dias Gomes   técnicos , atletas e  auxiliares na cobertura do evento. Questionado pelo  aluno  repórter Ítalo Vinicius sobre o andamento e a importância do trabalho nas Paralimpiadas, o Bombeiro cível William Santana Cezar justificou, “Cuidar da segurança de todos os indivíduos que estão participando desse evento, alertando para que não aconteça nenhuma ocorrência, exemplo de vida dos jovens participantes, mesmo faltando algum membro do corpo ou tendo algum tipo de deficiência.” 
                                                                                  
Tiveram a oportunidade de  entrevistar a técnica Silvia sobre a  preparação de campeonatos  de natação e ela complementou justificando,  “quanto às condições de treinamento é bastante complexo e no tocante ao aproveitamento do tempo de treino é viável aos atletas na qual eu treino”. Todas as modalidades presentes foram relevantes porque focaram a questão da acessibilidade.

Uma das modalidades esportiva está o Goalball, jogo praticado por 03 atletas em cada time, portadores da deficiência visual, com o objetivo de arremessar uma bola sonora para o gol do adversário. Competiram São Paulo e Espirito Santo com a vitória do São Paulo (08 a 06), com as atletas: Caola, Larissa, Erinelma, Mariana e Evelym.

No tênis de cadeiras de rodas, o time de Goiás (amarelo) ganhou do Distrito Federal (vermelho) com os atletas Gabriel Ferreira e Milena Santos. Já no Futebol de  7 (atletas com paralisia cerebral), Mato Grosso do Sul teve a vitória contra São Paulo. E na  natação o atleta Diego Costa ( cadeirante) do Distrito Federal foi o ganhador da  medalha de prata e o Jeferson de Deus medalha de bronze.

Durante todo o evento, tanto o público como os técnicos e auxiliares incentivaram os atletas.  As Paralimpíadas Escolares 2012  contou com a Confederação Paralimpica Brasileira em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência Mobilidade Reduzida entre outras. A competição foi um  exemplo  de determinação e superação de obstáculos.

Aluna Repórter: Laura Lopes e Atleta: Jeferson de Deus.


Tênis de Cadeira de rodas


 

Goalball
Alunos repórteres: Lorrayne Vieira; Laura Lopes e Ítalo Nogueira.
Redatora: Raquel Soares Jaques. Edição e publicação: Lorrayne Vieira


Nenhum comentário: