quinta-feira, 31 de julho de 2014

Educação Além do Prato - Coletiva de Imprensa

Estivemos no Mercado Municipal de São Paulo – Espaço Gourmet, na coletiva de imprensa jovem, que falou sobre a “Educação Além do Prato”.

A prefeitura de São Paulo criou um prêmio para este projeto. Este prêmio é um incentivador para o envolvimento de todos.
Serão premiadas as merendeiras, mobilizadores e escolas que apresentarem projetos que falem sobre uma boa alimentação. Além disso, os 26 melhores projetos estarão em um livro e sua publicação será editada em 3 idiomas.

A mediação da coletiva ficou por conta de Gabriela Vallim Myong’o, estudante de jornalismo e ex-educomincadora da Imprensa Jovem, que contou um pouquinho sobre sua trajetória na Imprensa Jovem,  apresentou os participantes da coletiva e as imprensas jovens presentes.

Na coletiva, tivemos a presença de Erika Fisher, diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, falou sobre o seu departamento e a visibilidade que está alcançando. Comentou também sobre a comida que é oferecida na escola e de sua qualidade. Destacou a importância da merendeira e de como se faz uma boa alimentação. Ela quer que as receitas criadas venham do “coração”, com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Ela se emociona com a presentas de tantos repórteres e pede para que eles abusem das mídias para divulgar os projetos das escolas.

Na sequência, Pietra Chaves, jornalista e âncora da Rádio CBN, apresenta os programas Caminhos Alternativos, que fala sobre sustentabilidade, medicina, qualidade de vida e saúde, e CBN Mix Brasil que fala sobre liberdade, direitos humanos e políticas de diversidade.  Ela fala que quando muitas pessoas têm os mesmos pensamentos, essas pessoas ficam fortes e hoje existe uma possibilidade de divulgação. Conta um pouco sobre sua trajetória e seus programas. Deixa um recado para a imprensa jovem, que o repórter dever olhar no olho de seu entrevistado e ser responsável com a informação.

Em seguida, falou a convidada Claudia Visoni, que é jornalista, agricultora urbana e conselheira do CADES – Pinheiros e desenvolve um movimento onde apoia a alimentação saudável. Conta para os presentes que alguns anos atrás resolveu plantar comida em casa e não imaginava o que aconteceria.  Criou várias hortas comunitárias na cidade de São Paulo, onde todos podem conhecer. Fala que plantar e cozinhar tem tudo a ver. Encerra sua fala destacando a importância de termos alimentos de qualidade.

Maluh Barciotte, bióloga e Doutora em Saúde Pública e Ambientar, é diretora da Associação de Agricultura Orgânica e integrante de outros projetos. Iniciou a fala chamando a atenção para o consumo sustentável, da importância de ler as informações que constam no rótulo de um produto, do papel importante da escola da formação em relação a identificar as informações. Ela trouxe uma jabuticaba e mostrou para os presentes falando sobre “o alimento”, que a natureza nos oferece e compara com um produto alimentício e mostra a embalagem de um macarrão instantâneo. Questiona os presentes se é fundamental utilizar os produtos alimentícios e fala para prestar atenção nos ingredientes do produto.

Biel Baum, um mini-Chef com 12 anos, criador de vários programas na arte de cozinhar e autor do livro “Meu Diário para Jamie Oliver. Ele fala como tudo começou, com 5 anos, onde seu pai lhe mostrou a cadeia alimentar. Ele viu a necessidade de mudar seu hábito alimentar. Leu um pequeno discurso e chama a atenção para os efeitos  dos produtos em nosso corpo. Ele diz que está mostrando um novo caminho.

Após este primeiro momento, um componente de cada imprensa jovem realiza uma pergunta para um dos convidados, que complementas as afirmações anteriores.



Encerrada a entrevista, professor Denilson Seckler lança um desafio para que cada componente da imprensa jovem assuma o compromisso  de envolver uma escola próxima daquela que ele estuda, fazendo um trabalho de intervenção alimentar, por exemplo, criando uma horta. A resposta de todas as equipes é positiva e se comprometem com o desafio.


Para encerrar esta manhã maravilhosa, tivemos um coquetel com o chef Diego, utilizando os alimentos que são utilizados na escola, para mostrar um modo diferente de prepara-lo e o professor Carlos Lima, do programa “Nas Ondas do Rádio” pede para que as equipes se dirijam ao mercadão e realize um “Safari Fotográfico”.



Clique aqui para saber mais sobre a “Educação Além do Prato”




Cobertura: Imprensa Jovem do Zaca
Visite nosso blog: http://blogandonozaca.blogspot.com.br/


 

Nenhum comentário: